Queremos mais que quatro paredes, queremos uma escola sem fronteiras...

Queremos formar alunos que entendam que a felicidade consiste em mais do que se fazer tudo que se quer... Que dela faz parte o respeitar e ser respeitado, o exigir direitos e entender o direito do outro, que temos os nossos deveres, que tenha noção do verdadeiro sentido de espaço, de um espaço que é conquistado no mundo, através de esforço, e que a escola é um dos caminhos para garantir a conquista desse ESPAÇO...

Felicidade é uma conquista do dia a dia!!!







TEXTOS DIVERSOS, INTERDISCIPLINARES, EM SINTONIA COM A SALA DE AULA...



O texto a seguir foi nos recomendado pela coordenadora de área, Cleuza Reis, gostamos muito, eu e a minha companheira de disciplina, Tatiane, é o que estamos trabalhando...

Pessoas felizes – A base da Sustentabilidade
Por Luiz Fernando do Valle

Desde que o conceito da sustentabilidade surgiu há poucos anos, esteve sempre fortemente vinculado aos problemas ambientais. Em função da gravidade que as mudanças climáticas apresentam suas conseqüências para as nossas vidas, os outros aspectos também relevantes foram pouco discutidos e não merecem a atenção necessário.
Os problemas que terão de ser resolvidos para que nos transformemos em uma sociedade sustentável são muitos e de muitos e de difícil solução. Envolvem vários aspectos que, por sua vez, trazem embutidos nas suas características um alto grau de complexidade e com soluções que não são percebidas da mesma forma por todos os seus interessados.
Falar de educação, saúde, trânsito, áreas verdes nas cidades, lixo, importância da água, mercado financeiro, violência contra as crianças, entre outros temas, tem como objetivo apresentar vários enfoques importantes ligados a questão da sustentabilidade.
Porém, existe um novo assunto que merece uma maior atenção por seu desdobramento sobre a nossa qualidade de vida: o lazer nas cidades com o seu impacto no bem-estar de todos.
Hoje, mais do que nunca, estamos sendo  engolidos pelas cidades e perdendo a capacidade de nos sociabilizar com a família e amigos. Há cada vez menos espaço para o lazer em áreas abertas, ou lugares fechados planejados para que as pessoas possam se encontrar, praticar esporte, se divertir, mas acima de tudo estarem felizes e contentes consigo mesmas e com a sua comunidade.
O trabalho, atividade tão importante para a nossa sociedade, exerce papel fundamental no equilíbrio social por representar a forma como ganhamos dinheiro e também o local onde nos desenvolvemos intelectual e profissionalmente. Há ainda hoje uma valorização acentuada do trabalho em detrimento do lazer.  A sociedade passa a impressão de que é moralmente incorreto o tempo gasto que não seja com o trabalho.
No século passado o surgimento da indústria transformou o trabalho na razão principal da existência das pessoas, o que obviamente não foi bom para elas, pois não existimos exclusivamente para trabalhar, mas para sermos felizes e crescermos como seres completos.
A administração do tempo vem mudando nossa percepção do trabalho nos últimos anos. O homem moderno passou a encarar outras prioridades, como divertir-se, viajar, estar com amigos, curtir uma leitura interessante, assistir a um bom filme ou uma peça teatral. Esses são alguns exemplos de atividades que passaram a serem consideradas como momentos importantes e necessárias em nossas vidas.
 Mas para podermos  ocupar algumas horas da semana com lazer temos que antes planejar nossas vidas para que possamos dispor desse tempo para nós e nossa família.
O dia a dia nas grandes cidades impede que muitas pessoas consigam esse tempo. Perdem horas irrecuperáveis no transito a cada deslocamento. Horas que faltarão para se divertir ou descansar.
As classes de renda mais baixa são as mais prejudicadas. Por falta de transporte de qualidade têm nas horas trabalhadas um período quase igual ao de horas gastas no deslocamento da residência para o trabalho e vice-versa. Suas vidas são usadas quase que exclusivamente para trabalhar e subsistir, sem direito ao lazer e a felicidade.
Os governos deveriam estar mais atentos a esse problema, pois a sua existência impede que a sociedade alcance um patamar de justiça, igualdade e sustentabilidade. Enquanto não forem dadas condições a todas as pessoas, sintomas de stress e violência surgirão como resultado desse desequilíbrio social.
Os anos passam, novas tecnologias surgem, vivemos mais, só falta sermos felizes. Temos direito a felicidade desde o momento que nascemos. A felicidade é uma conquista diária, que deveria estar disponível para todos, em iguais condições.
Pessoas felizes são pessoas saudáveis e produzem mais e melhor para toda a sociedade.

TRÂNSITO E CIDADANIA

 Cidadão é o indivíduo consciente do seu papel na sociedade. Ser cidadão significa conhecer e reconhecer que temos direitos e deveres que devem ser cumpridos e exercidos para que a vida em sociedade seja possível. O bom cidadão é geralmente, um bom motorista e pedestre, pois reconhece os seus deveres e direitos também no trânsito. Podemos tirar do Código de Trânsito Brasileiro alguns preceitos simples, que nos mostram quais são os principais direitos e deveresdo cidadão. São eles:
Dever
- Todo cidadão não deve oferecer perigo ou ser um obstáculo para os demais elementos do trânsito. Ou seja, nada de atravessar a rua sem olhar, ou correr no trânsito.
Direito
- Utilizar vias seguras e sinalizadas. Você pode e deve cobrar das autoridades quando perceber que a rua está mal iluminada ou há falta de semáforo nelas, sendo que você tem o direito de ser atendido e receber uma resposta.
- Cobrar das autoridades a educação para o trânsito, que é prioridade definida pelo CTB.
   
Criança segura  vê e é vista pelo motorista, enquanto atravessa a rua.