O que é importante saber sobre avaliação
Uma escola ou instituição organizada para fundamentar melhores rendimentos não pode se basear apenas no subjetivismo de alguns “resultados” é necessário saber como as pessoas desempenham suas atividades para tomadas desta e de outras decisões.
As principais razões pelas quais as escolas estão preocupadas em avaliar o desempenho de seus alunos são:
1-Conhecer como se inter-relacionam as atividades de Ensino e Aprendizagem em sua dimensões de contexto, integração, gestão, administrativa e social;
2.-Proporcionar um julgamento sistemático para fundamentar estratégias diferenciadas, direcionamentos e, muitas vezes até mesmo mudanças de atitudes.
3.- Comunicar aos professores como eles estão indo no seu trabalho, sugerindo se necessário quais necessidades de mudança no comportamento, nas atitudes, metodologias, habilidades ou conhecimentos.
4- conhecer como seu alunado tem assimilado o aprendizado.
5 – Garantir a aprendizagem dos alunos que ainda não atingiram os objetivos previstos.
6- Estimular o processo de auto-avaliação e autocrítica, como elementos fundamentais para o crescimento pessoal, coletivo e institucional em vista da melhoria do IDEB de cada unidade escolar;
Uma das principais razões da avaliação de desempenho é o feedback sobre a qualidade, e no que pode melhorar a aprendizagem do aluno. Quando feita positivamente, tem muitos benefícios e muitos beneficiários.
Uma das principais razões da avaliação de desempenho é o feedback sobre a qualidade, e no que pode melhorar a aprendizagem do aluno. Quando feita positivamente, tem muitos benefícios e muitos beneficiários.
A avaliação de desempenho é um importante meio para alcançar os objetivos organizacionais, visto que as pessoas são nosso patrimônio maior e a razão de existência de qualquer organização.
Avaliação Institucional
1- Objetivo Geral:
· Avaliar a unidade escolar como uma totalidade integrada que permite a auto-análise valorativa da coerência entre a missão e as políticas institucionais efetivamente realizadas, visando à melhoria da qualidade de ensino e ao desenvolvimento institucional, por meio de atividades contextualizadas e interdisciplinares".
2- Objetivos Específicos:
• Estimular o processo de auto-avaliação e autocrítica, como elementos fundamentais para o crescimento pessoal, coletivo e institucional em vista da melhoria do IDEB de cada unidade escolar;
• Conhecer como se inter-relacionam as atividades de Ensino e Aprendizagem em suas dimensões de contexto, integração, gestão, administrativa e social;
• Relacionar ações avaliativas às bases conceituais que orientam os Projetos Pedagógicos das unidades escolares em consonância com o projeto político pedagógico da SEMECT e as metas de melhoria do IDEB;
3- Questões:
• 25 questões contextualizadas e interdisciplinares explorando a temática Trânsito e Sustentabilidade.
• 05 Questões com enfoque em Matemática;
• 05 Questões com enfoque em Língua Portuguesa;
• 03 Questões com enfoque em Ciências;
• 03 Questões com enfoque em Geografia;
• 03 Questões com enfoque em História;
• 02 Questões com enfoque em Língua Inglesa
• 02 Questões com enfoque em Educação Física;
• 02 Questões com enfoque em Artes.
• Valor: 4,0 pts (Nota final do 2º Bimestre)
• Valor de cada questão 0,16 pts. (4,0 pts) ou 1,6 pts (40 pts)
Então arregassar as mangas e trabalhar!!!
Rs, quero dizer, estudar!!